Alimentos que melhoram o humor

Nossa dieta tem uma influência direta no estado de espírito. Certos alimentos podem nos fazer sentir bem logo após ingeri-los, mas quando o ponto de açúcar cai, uma sensação de exaustão e mau humor é sentida.

Ao contrário disso, outros alimentos podem realmente melhorar nosso humor e nos proporcionar uma grande recarga de energia.

Alimentos que melhoram o humor

  •  Peixes ricos em gordura

Ácidos graxos ômega-3 podem ajudar quando passar por estados depressivos, assim como quando você experimenta dores musculares e articulares.

O peixe gordo de água fria é uma das melhores fontes de ômega-3, e comer duas porções por semana faz a diferença. É importante procurar opções de baixo teor de mercúrio, como salmão selvagem, peixe-gato, pollock, linguado e corvina.

  • Nozes

Todas as nozes e sementes são ricas em selênio e vitamina E, as castanhas são as que mais as contêm.

O selênio ajuda a reduzir o estresse oxidativo no cérebro, e a vitamina E melhora o humor. 

  • Ovos

Os ovos são uma das melhores fontes de proteína e amido, eles também fornecem colina, vitaminas B12 e D, e ácidos omega-3, todos nutrientes importantes para o cérebro, especialmente quando você está de mau humor. 

  • Bagas

Meia xícara de bagas (amoras, mirtilos ou framboesas) fornece uma quantidade significativa de antioxidantes.

Esses alimentos estimulam o sistema imunológico e melhoram o humor porque contêm quercetina, o que ajuda bastante quando há necessidade de aliviar os sintomas de uma alergia constante. São normalmente utilizadas em estimulantes femininos como o tesão de vaca.

  • Aveia

Este alimento fornece uma grande quantidade de carboidratos complexos, que são digeridos mais lentamente que refinados, para que eles forneçam energia por muito mais tempo.

A aveia e outros cereais integrais melhoram o humor porque são uma excelente fonte de magnésio, o que faz uma grande diferença durante a síndrome pré-menstrual.

  • Frutas e vegetais coloridos

Comer duas porções de vegetais e frutas todos os dias melhora o humor porque eles fornecem os nutrientes necessários para o corpo e combatem desconfortos comuns, como trânsito lento, inchaço, retenção de líquidos, etc.

  • Cacau puro

O chocolate amargo feito com um máximo de cacau fornece uma grande quantidade de antioxidantes e é capaz de elevar as endorfinas, hormônios do bem-estar. Paralelo a isso, comer regularmente chocolate com mais de 70% de cacau reduz as chances de sofrer de doenças cardíacas.

  • Chá verde

Devemos reduzir o consumo de café e aumentar o chá verde. Esta infusão dá energia por mais tempo e fornece uma quantidade considerável de antioxidantes.

  • Produtos lácteos fortificados

A vitamina D é obtida pela exposição ao sol, mas também fornecida por produtos lácteos fortificados. Além disso, os iogurtes contêm probióticos, que exercem um impacto positivo no humor.