Tudo o que você precisa saber sobre pneus de carros

Uma parte muito importante do seu carro são os pneus, e o cuidado que você dá a eles depende do desempenho geral do seu veículo. Aqui vamos passar tudo o que há para saber sobre esses acessórios.

Se algo estiver errado com os pneus, poderemos colocar nossas vidas em perigo. Por isso, é importante que você saiba tudo sobre pneus, desde as qualidades, como ler os códigos que são impressos neles, como comprar um pneu e como mantê-los em boas condições .

Pneu e aro

Em muitos países, costumamos chamar a parte de borracha de toda a roda do carro “aro”, no entanto, o termo “aro” corresponde à parte de metal.

Os pneus são as partes externas da roda, feitas de borracha, que faz contato com o solo. Seu material e características permitem que a tração, frenagem, avanço e suporte sejam eficientes.

Saber este nome evitará tremenda confusão ao comprar um pneu. E isso eu te digo por experiência.

Tipos de pneus

Nem todos os pneus são os mesmos, embora à primeira vista pareçam. E isso eu aprendi quando comprei meu carro. Eu não tinha ideia do que era um “aro”, um “pneu”, quais números eles imprimiram e menos eu sabia como trocar uma roda ou medir a pressão.

Os tipos de pneus são medidos por tamanho, largura e construção. O tipo que corresponde ao seu veículo é indicado no registro do seu carro, mas também, cada pneu da loja vem com uma codificação que você pode ver nas bandas laterais. Aqui vamos dizer quais são os mais relevantes:

  • Por sua construção

Para a sua fabricação, os pneus são classificados nas seguintes classes:

Diagonal: Os pneus são compostos por várias camadas. Quando estes são colocados na diagonal, um acima do outro é que falamos sobre os pneus diagonais. No código do pneu é consignado como “-” .

Radial: As camadas de que este pneu é feito são sobrepostas em linha reta. Os flancos mantêm-se macios para manter grande parte de sua flexibilidade. Esses dados são inseridos no código do pneu impresso nas paredes laterais como “R”.

Auto-sustentado : Ele também carrega as camadas uma em cima da outra em linha reta e sem viés, mas também em seus flancos, o que a torna muito mais resistente.

Como ler o código do pneu

Como eu disse antes, todos os pneus têm uma descrição de suas características e capacidadesimpressas nas laterais. você tem que saber como lê-los para não cometer erros da próxima vez que comprar um ou trocar uma roda ou só precisarmos saber.

Todos os códigos de pneus têm o mesmo padrão. Vou dar um exemplo para descrevê-lo em mais detalhes:

  • 175 / 70R13 82S

175 : este número representa, em milímetros, a largura do pneu, de lado a lado do piso (a parte que toca o solo e que tem as ranhuras).

70 : Indica a distância, do aro ou aro até o piso expresso em porcentagem em relação à largura do pneu. Por exemplo, no nosso caso, seria 70% de 175 mm.

R : indica que o pneu é radial.

13 : indica o diâmetro em polegadas do aro ou aro.

Cuidando com os pneus

A cada duas semanas você deve medir a pressão do ar de seus pneus. Os valores de pressão podem ser indicados por um mecânico, mas para dar uma ideia, no meu caso, os pneus de aro 13 têm uma pressão de 26-28 na escala do medidor de pressão.

Fonte